Efeitos do Glutamato Monossódico para a sáude

Amplamente utilizado em produtos industrializados e na culinária oriental, o glutamato monossódico é o sal de sódio do ácido glutâmico, um aminoácido não essencial, excitador e é utilizado como aditivo alimentar com o objetivo de realçar o sabor dos alimentos.
Embora seu uso como aditivo alimentar seja aprovado por órgãos regulamentadores, como o Food and Drug Administration (FDA), estudos têm relacionado o consumo do glutamato monossódico com sintomas como dor de cabeça, rubor, palpitações, asma, distúrbios gastrointestinais e sensação de calor.
Além disso, seu consumo pode ser relacionado com o aumento da obesidade e maior processo inflamatório do tecido adiposo, ou seja, aumento de citocinas inflamatórias, além de induzir hiperinsulinemia e hiperleptinemia.
Um estudo transversal, realizado com o objetivo de avaliar o consumo de glutamato monossódico com excesso de peso, associou positivamente o uso de aditivo alimentar com aumento do índice de massa corpórea. Nesse sentido, a utilização de aditivos alimentares, como o glutamato monossódico, pode gerar prejuízos à saúde, e mais estudos são necessários para avaliar a confiabilidade de seu consumo a longo prazo. O uso de temperos naturais, como ervas e especiarias, é uma alternativa eficaz para reduzir o consumo do glutamato monossódico.

Fonte: La Pianezza Gourmet