Atividade física muda (literalmente) a forma de ver o mundo

Não é novidade dizer que a prática de atividades físicas leva a uma séries de benefícios à saúde, como prevenção de doenças do coração, câncer, além de ajudar o funcionamento do cérebro e pessoas que desejam perder ou manter o peso. Mas um novo estudo sugere que a atividade física pode mudar, literalmente, a forma como as pessoas veem o mundo, transformando o ambiente em menos “ameaçador” e mais positivo.

De acordo com o site Huffington Post, uma pesquisa realizada no Canadá, contou com a participação de 66 universitários que tiveram que completar um questionário sobre ansiedade e então deveriam se exercitar em uma esteira elétrica. Aleatoriamente, eles deveriam correr, andar, “trotar” ou ficar parados. Em seguida, os participantes tiveram que completar uma tarefa que envolvia uma simulação 3D de uma figura humana. Eles deveriam adivinhar se essa “pessoa” estava indo na direção deles ou no sentido oposto. As pessoas que caminharam ou “trotaram” por dez minutos perceberam com menos frequência a figura em direção a elas, ao contrário dos participantes que ficaram parados na esteira. O mesmo benefício ocorreu em atividades de relaxamento.

Pesquisas também revelaram que pessoas que são socialmente ansiosas têm a tendência de entender a simulação com se estivesse caminhando em direção a elas – uma percepção de ameaça, segundo os pesquisadores. Assim, a atividade física poderia ajudar as pessoas a encarar o ambiente em que estão como menos ameaçador.

O estudo foi considerado uma grande descoberta, porque ajudou a explicar porque técnicas de exercícios e relaxamento foram bem-sucedidas em tratamentos relacionados ao humor e à ansiedade no passado.

 

Fonte: O Tempo

Imagem: Bigstock – By: Subbotina Anna