Atividade física e boa alimentação andam juntas na busca por melhor qualidade de vida
A atividade física continua conquistando novos adeptos, seja para um estilo de vida mais saudável, seja para perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida. Mas qualquer exercício físico deve ser acompanhado de uma boa alimentação.
A atividade física e bons hábitos alimentares são de extrema importância para manter e melhorar a qualidade de vida, bem como auxilia no tratamento da diabetes, hipertensão e cardiopatias. Além de controlar a glicemia, perda de gordura corporal e peso, pressão arterial. Porém, é essencial que a atividade seja algo frequente na vida da pessoa e a alimentação saudável um hábito.
O ideal é que cada pessoa tenha uma alimentação com base em seu objetivo. Alguns querem emagrecer, outros ganhar massa, outros ainda, participam de competições. Além disso, cada pessoa tem um metabolismo específico, uma rotina alimentar e diária própria. Portanto, é necessário um cardápio específico e renovado periodicamente para o alcance da meta.
Antes de iniciar o treino, é sempre bom comer uma fruta, banana com mel, maçã sem casca ou porção de fruta com mel e aveia ou cereal. Já no fim da atividade física, também é necessário o consumo de carboidratos para repor o que foi perdido: sanduíches com pão integral, saladas acompanhadas de batata e peito de frango ou peru.
Recomenda-se também, que a pessoa faça de cinco a seis refeições diárias, comendo alimentos leves entre elas. Além disso, é bom evitar comer embutidos, frituras e alimentos com alto teor de sódio.
Durante a malhação se perde bastante água através do suor. Após a prática da atividade física, é aconselhado a ingestão de líquidos para repor as perdas hídricas. Sugere-se água de coco e sucos de frutas. Em atividades físicas intensas em que há muita perda de eletrólitos através do suor com risco de desidratação, é necessário o uso de isotônicos. Fora esses casos a hidratação deve ser feita apenas com água.
Fonte: Cleber Toledo – Entrevista feita com Fábio El Afiouni Lopes (Nutricionista Esportivo)
Imagem: Bigstock – By: Dirima