Dia Mundial sem Tabaco

O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas que não fumam do tabagismo passivo. O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um fato alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos. O tabaco é responsável pela morte de um em cada 10 adultos.

Efeitos do tabaco na saúde

• As zonas ventiladas ou exclusivas para fumadores não protegem os não fumadores, mesmo que haja um bom sistema de ventilação e as portas que dividem as duas zonas estejam fechadas. Apenas as zonas 100% livres de tabaco conferem proteção.

• Cerca de 40% das crianças estão expostas a fumo passivo em casa. 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorrem em crianças.

• As crianças expostas ao fumo passivo em casa têm duas vezes mais probabilidade de ser fumadores do que as que não são expostas.

Fonte: Calendarr