Conheça os benefícios da granola

Os benefícios da granola são principalmente favorecer o trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre porque é um alimento ricos em fibras. Os benefícios da granola para a saúde, estão relacionados principalmente com a sua riqueza em antioxidantes e podem ser:

– Promover o rejuvenescimento da pele;

– Diminuir o risco de desenvolvimento de câncer;

– Ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

– Para ter todos os benefícios da granola basta comer uma porção de 20 g todos os dias, por – exemplo no café da manhã.

A granola pode ser usada com iogurte, leite, suco de frutas ou vitaminas, por exemplo e pode ser incluída em dietas de emagrecimento pois uma porção de 20 g, que corresponde a uma colher e meia de sopa de granola, tem 94 calorias e as fibras ajudam a diminuir o apetite, sendo por isso uma excelente opção para o café da manhã.

Como aproveitar os benefícios da granola, sem engordar

Para aproveitar os benefícios da granola, sem engordar o que se pode fazer é comer 1 colher de sopa de granola no café da manhã, misturada com um copo de iogurte magro ou leite desnatado, por exemplo. Uma outra forma é colocar frutas picadas numa taça e salpicar a granola por cima.

Além disso, quem quiser usar granola para emagrecer pode optar também pela granola light que não tem açúcar, o que ainda diminui mais as calorias da granola.

Benefícios da granola para quem faz musculação

Os benefícios da granola para quem faz musculação são principalmente dar energia ao corpo para fazer exercício com carboidratos bons para o organismo e diminuir o apetite evitando que se tenha fome durante o treino.

Quem pratica musculação pode comer 2 porções de granola de 20 g e adicionar além de iogurte ou leite uma fruta como banana para ter um lanche ou café da manhã completo.

 

Fonte: Tua Saúde

 

Imagem: Bigstock by Borodin

 

 

Leia mais

Você sabia que fazer atividade física ouvindo música faz bem à saúde?

Hoje em dia, podemos perceber que as pessoas estão optando cada vez mais por fazer atividades físicas, seja para definir o corpo ou adquirir resistência e melhorar o condicionamento físico. Se lutar contra a balança através de exercícios parece ser uma tarefa um pouco chata, após colocar o fone de ouvido com algumas músicas favoritas tudo pode se transformar.

Quando ouvimos música o cérebro libera analgésicos naturais que agem no corpo, como a morfina. E, se interagimos com a música, seja cantando ou dançando, a liberação destes compostos é ainda maior.

Pelo fato da música agir no cérebro, ela pode proporcionar um certo “prazer cerebral” o qual libera uma substância chamada Dopamina, que passa a sensação de bem-estar. Para que as músicas comecem a proporcionar essa sensação no indivíduo, basta apenas se exercitar em um período acima de seis minutos com elas tocando.

Mais estudos estão sendo desenvolvidos para descobrir se existem outros benefícios que a música pode causar nas pessoas que exercem atividades físicas.

Vale lembrar que não existem limitações sobre os estilos de músicas que causam bem-estar durante a atividade física, contudo, indica-se música eletrônica, pelo ritmo acelerado, que pode liberar maior quantidade de adrenalina e aumentar nossa motivação na hora de malhar!

Fonte: Blog Phouse

 

Imagem: Bigstock by Maridav

 

 

Leia mais

Há um melhor horário para fazer exercícios físicos?

Você gosta de acordar e já ir para a academia. Já sua amiga prefere ir depois do trabalho. Alguma das duas está escolhendo o melhor horário para os exercícios físicos? Cientificamente, não. Tudo depende da preferência e disponibilidade de cada um. No entanto, cada parte do dia traz vantagens e desvantagens, com as quais é preciso saber lidar para obter os melhores resultados nos treinos e não prejudicar a saúde. Confira algumas dicas do que você pode tirar de melhor de cada horário.

Manhã

Quem prefere se exercitar no período da manhã tem a vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia, despertando-o mais rapidamente. A recuperação também é melhor, porque muitas refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia. No entanto, é preciso ter toda a atenção com a alimentação antes ao treino. Quem come pouco ou de forma inadequada pode sentir enjoos, fraqueza e até desmaiar. A atividade física acelera o consumo de glicose, o açúcar no sangue. Se a pessoa estiver mal alimentada, pode ter um quadro de hipoglicemia, além do rendimento da atividade ser prejudicado.

Tarde

Diversos fatores metabólicos podem intensificar a potência física na parte final do dia. Os níveis de insulina e de cortisol, hormônio ligado ao estresse físico, participam desta equação. A temperatura do corpo também costuma ser mais alta entre o final da tarde e início da noite.

A vantagem do treino vespertino se aplica aos exercícios anaeróbicos da musculação, e não os aeróbicos, como corrida e ciclismo, que são os mais procurados por quem deseja perder peso. De qualquer forma, a musculação também tem suas vantagens para o emagrecimento. O aumento da musculatura é um fator que favorece a perda de peso porque a massa magra consome mais energia, os exercícios nesse horário podem ajudar a otimizar os ritmos cardíacos, melhorando o sono à noite.

Noite

Fazer exercícios é parte das receitas médicas contra insônia, mas o efeito pode ser contrário caso a pessoa pratique esportes pouco antes de ir para a cama. Isso porque a atividade física libera uma grande quantidade de endorfina, que gera euforia. Mesmo assim, há quem consiga sair de uma academia, tomar banho e dormir tranquilo. Mas, se você prefere não correr o risco de ficar acordado até o meio da madrugada, melhor reservar de duas a três horas para o corpo desacelerar. Fazer ioga também é uma boa pedida, já que a prática reduz o nível de cortisol. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e fazer você pegar no sono mais rapidamente, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard.

Outra possível desvantagem do treino noturno está associada à recuperação do organismo, que pode sair prejudicada por uma alimentação inadequada. À noite, o corpo precisa de mais insulina para a mesma quantidade de carboidrato, se comparado a uma refeição feita mais cedo. É preciso ponderar bem a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos para suprir as necessidades do corpo e evitar estoque de energia na forma de gordura.

Se você varia muito o horário para treinar, porque sua agenda é bem concorrida, não há problema. A variação constante de horário não prejudica o rendimento no treino.

 

Fonte: Revista Marie Clairepor Graziela Salomão

 

Imagem: Bigstock by Maridav

 

 

Leia mais

3 VANTAGENS DA COMIDA SEM GLÚTEN

O problema do glúten, segundo defendem alguns especialistas, é que, uma vez no intestino, o glúten adquire a consistência de uma cola e, tal como um adesivo, ele forra a parede do órgão digestivo, podendo causar uma série de problemas com o passar do tempo. Sim, os efeitos do glúten são cumulativos: uma única refeição pode passar inócua, mas, a longo prazo, os problemas começam a aparecer.

Descubra os benefícios que cortar essa proteína  de vez em quando pode trazer para a sua vida!

Fuja do mal-estar

Indisposição, inchaço, gases, dores de cabeça e desequilíbrios gastrointestinais são apenas alguns dos males que podem ser desencadeados pelo excesso da substância no organismo.

Equilibre seu metabolismo

Mesmo quem não tem alergia pode sentir os benefícios de uma alimentação sem a substância. Prova disso é que não é difícil encontrar por todo lado adeptos a um estilo de vida sem o componente. Tirar o glúten da dieta pode reduzir o grau de inflamação do organismo, o que significa, em outras palavras, que o metabolismo retoma ao seu ritmo normal e correto.

Continue comendo bem

Um estilo de vida com menos glúten pode inibir a presença de certos alimentos do cardápio, mas isso nem de longe fará das refeições menos saborosas.

Fonte: LE MANJUE

 

Imagem: Bigstock by gstockstudio

 

 

Leia mais

Confira 8 dicas para incluir atividade física na sua rotina!

Para conquistar e manter um estilo de vida saudável, é preciso mudar hábitos!

1. Evite escadas rolantes e elevadores: encontrar tempo e espaço para praticar atividade física no mundo contemporâneo não é uma tarefa fácil. Evitar os elevadores e as escadas rolantes para subir e descer entre os andares é uma boa maneira de mexer o corpo.

2. Caminhe em vez de ir de carro: curtas e médias distâncias podem ser percorridas a pé. A caminhada é uma forma saudável e econômica de fazer exercícios. Se for possível, deixe o carro na garagem e, para quem utiliza o transporte coletivo, a dica é descer um ponto antes do local de destino.

3. Alongue-se: passar muito tempo sentado, na sala de aula ou em frente à TV, pode acarretar sensação de desconforto e até dores musculares. Por isso, alongue o corpo, estique as pernas e se possível faça caminhadas curtas entre os intervalos de aulas, após longo período no computador, jogos eletrônicos ou televisão. O alongamento ajuda na respiração, na circulação e alivia as articulações do corpo.

4. Brinque à moda antiga: a atividade física não precisa ser monótona. Ao contrário, pode ser um momento descontraído e auxiliar na socialização entre colegas. Uma ótima oportunidade para mexer o corpo são os jogos coletivos, em equipe, e as brincadeiras à moda antiga, como pega-pega, queimada e barra-manteiga.

5. Agite em família: brincar em família, fazer caminhadas com os avós, jogar bola com os irmãos ou com os pais beneficiam todo núcleo familiar, promovem a interação e ainda protegem todos os familiares dos males do sedentarismo.

6. Hidrate-se: todas as atividades diárias requerem hidratação para o perfeito e harmônico funcionamento do corpo. A água garante a disposição e protege a saúde na hora do exercício. Por isso não se esqueça de sempre ingerir líquidos.

7. Relaxe após agitar: descansar, respirar fundo e recuperar o ritmo dos batimentos cardíacos após atividades físicas, em especial as intensas, é fundamental para o corpo não ficar estressado e estar sempre pronto para mais exercícios. Uma ótima forma de relaxar é deitar com as pernas e os braços afastados, fechar os olhos e respirar fundo.

8. Reflita sobre os benefícios da atividade física: A realização dos exercícios precisa ser diária. Ao menos 30 minutos por dia já auxiliam para a melhor qualidade de vida.

 

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

 

Imagem: Bigstock by Maridav

 

 

Leia mais

Delicioso arroz doce.

O mês de junho está chegando e com ele vêm as festas juninas cheias de comes e bebes maravilhosos, mas, tem um problema a maioria dos doces contém lactose ou glúten, não é verdade!? A dica de receita de hoje é um delicioso arroz doce, feito com leite de coco e creme de soja, que você pode se deliciar sem prejudicar a sua saúde e matar a vontade de comer um doce caseiro! Vamos lá para receita:

Ingredientes:

500 gramas arroz branco cozido

200 mlleite de coco

200 mlágua

240 gramas açúcar demerara

cravo a gosto

canela a gosto

uva passa opcional

1/2 caixa creme de soja (opcional)

Instruções de preparação:

*Utilize 500 gramas de arroz já cozido (mesmo que esteja com sal).

*Numa panela acrescente o leite de coco, a água, o açúcar, cravo e canela.

*Em fogo baixo deixe apurar até adquirir consistência mais cremosa.

*Se quiser deixar mais cremoso, acrescente o creme de soja no final.

 

Tempo Preparação:20min.

Gostou!? Deixe aqui seu comentário.

Fonte:Semglutensemlactose

Imagem:Bigstock – By: Carlos Santos

Leia mais

Boa alimentação na infância é fundamental para ter uma vida adulta saudável

 

Você já parou para pensar que tudo o que a gente come quando criança traz consequências boas ou ruins quando nos tornarmos adultos?  Manter uma boa alimentação é importante desde os primeiros anos de vida. Cuidados especiais são necessários e seus efeitos configurarão em nosso desenvolvimento ao longo de toda a vida. A falta de uma alimentação adequada é sempre um problema. No caso das crianças então, nem se fala. A desnutrição é o principal motivo do alto índice de mortalidade infantil, mas os excessos também precisam ser evitados.

Recentemente, uma avaliação feita com 215 bebês em diversos momentos até os 18 meses de idade pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, identificou que bebês com sobrepeso podem ter atraso em seu desenvolvimento motor, como nas habilidades de rolar, engatinhar e sentar. Na observação dos pesquisadores, 20% daqueles que estavam acima do peso tiveram esse atraso indicado em testes de 14 a 21 habilidades, e 23% dos bebês que estavam com níveis acima da média de gordura na barriga, no braço e na parte de cima das costas também apresentaram problemas no desenvolvimento motor.

Para que isso não traga problemas na vida adulta o médico pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, explica que uma boa alimentação deve começar pelo aleitamento materno. Verduras, legumes, hortaliças e frutas, a partir do sétimo mês de vida, também são muito importantes, pois estes alimentos são riquíssimos em nutrientes necessários para o bom desenvolvimento em todas as fases de qualquer criança. E serão essenciais se quiser ter uma vida adulta saudável.

“Claro que uma boa qualidade de vida e uma alimentação saudável são primordiais para os bebês, assim como em toda a infância. A indicação é sempre evitar alimentos com muitas calorias e que tenham pouca quantidade de nutrientes, como os refrigerantes e doces em geral, por exemplo. Isto irá refletir em diversos aspectos da vida do seu filho, de agora até o futuro”, completa Sylvio, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A quantidade dos alimentos que serão adicionados na alimentação deve ter um critério bem avaliado. Também é importante que as mães estabeleçam uma rotina com alimentos saudáveis. Desta forma, poderão proporcionar bons nutrientes e disciplina aos seus filhos. Outro aspecto importante na educação alimentar das crianças é que esta é influenciada pelos hábitos alimentares dos adultos. Assim, para estimular seu filho a ter uma alimentação saudável, equilibrada e com rotina, o exemplo tem de partir de você. O reflexo deste bom hábito irá se refletir no desenvolvimento da criança, garantindo muito mais qualidade de vida e saúde em todas as fases seguintes de sua vida.

Fonte: Sua Dieta

 

Imagens:Bigstockbyoksun70

 

 

 

Leia mais

Verduras, legumes e frutas trazem benefícios à saúde e emagrecem.

Benefícios de comer frutas, legumes e verduras. Comer de forma saudável só traz benefícios a nossa saúde além de ajudar a emagrecer de forma contínua e sustentável. Muitas pessoas já sabem dessa informação e não aproveitam. E se for para analisar, é bem simples montar um cardápio repleto de vitaminas e de quebra acelerar seu emagrecimento.

Uso inteligente das frutas favorece quem quer emagrecer.

As frutas podem ter 100% de aproveitamento em nosso cardápio. Podemos usa-las em sucos, vitaminas, saladas e sobremesas. Se quiser você pode fazer salada de fruta e consumir como sobremesa ou como complemento de alguma refeição como o café da manhã. Dê preferência a frutas que contenham alta quantidade de água como melão e melancia. Corra de frutas calóricas como a manga.

Legumes devem estar presentes numa alimentação saudável.

Inclua legumes cozidos ou refogados em todas as suas refeições. Tire o saleiro da mesa para evitar o consumo excessivo de sal, pois além de aumentar a pressão arterial, ele retém líquidos. Isso pode dar a sensação de que você está acima do peso. Faça bastantes saladas.

Verduras são aliadas e ajudam emagrecer.

As verduras são essenciais para quem precisa emagrecer de forma contínua e sustentável. Por conter poucas calorias, tem o seu consumo liberado. Alimentos como folhas de agrião, alface, espinafre e chicória devem ser consumidos nas refeições principais. O ideal é comer um prato de salada com folhas e tomate antes do prato principal da refeição.

Outra forma de usar legumes e verduras é fazendo sopas leves. Nesse caso você junta os dois alimentos que vão ajudar na queima de gorduras facilitando o emagrecimento e ainda traz benefícios a sua saúde, já que ambas contém muitas vitaminas.

Simplifique seu cardápio incluindo frutas, verduras e legumes.

Se alimentar de forma saudável é muito simples, basta incluir alimentos certos na sua refeição! Criar uma rotina de alimentação saudável é ideal para quem quer emagrecer naturalmente. É exatamente isso que faz a Reeducação Alimentar que tem a função de criar novos hábitos alimentares saudáveis.

 

Fonte: Blog Emagrecer pra Valer

 

Imagem: Bigstock byLiliGraphie

 

Leia mais

Saiba o que comer antes e depois da academia!

A alimentação é fundamental para garantir os benefícios da atividade física – e comer de forma indevida pode impedir que o tempo gasto em uma academia surta efeitos positivos, como o aumento da massa muscular, por exemplo. Alimentos consumidos antes e depois do exercício de força devem cumprir determinadas funções, como oferecer energia e ajudar a regenerar a musculatura. Itens ricos em carboidratos e proteínas, como frutas e ovos, são essenciais nesses momentos.

Durante o exercício de força, o corpo tem como fonte de energia o glicogênio, que são moléculas derivadas do carboidrato presentes no tecido muscular. Por isso, o músculo deve ter um estoque da substância para garantir um bom desempenho na atividade física e evitar a perda de massa magra. Esse estoque pode ser formado por meio do consumo de carboidratos antes do exercício, incluindo pães, massas, cereais e frutas. Confira abaixo algumas dicas do que comer antes e depois do treino:

ANTES

 

– Frutas:Frutas como a laranja e a maçã têm carboidratos de baixo índice glicêmico. Isto é, o açúcar presente nesses alimentos chega à corrente sanguínea lentamente e, por isso, não provoca picos de glicose no sangue. Isso faz com que o corpo opte por utilizar gordura como fonte de energia na hora do exercício. Além disso, as frutas aumentam o estoque de carboidrato no músculo, que é armazenado em forma de glicogênio, garantindo um bom desempenho na atividade física. O ideal é que a fruta seja consumida uma hora antes do exercício.

– Pão integral:O pão integral possui a mesma característica das frutas: é fonte de carboidratos e de fibras de baixo índice glicêmico. Consumir esse alimento uma hora antes do exercício faz com que o corpo gaste mais gordura para obter energia. Além disso, oferece carboidratos à massa muscular, melhorando o desempenho na atividade física.

– Ovos:O ovo é rico em proteína e, por isso, ajuda na reconstrução das fibras musculares após a atividade física. Porém, durante a atividade física, o organismo também utiliza uma pequena porção de aminoácidos, que são pequenas estruturas da proteína, como fonte energética. Consumir um ovo mexido duas horas antes do treino é o suficiente para digerir adequadamente o alimento e melhorar o desempenho no exercício.

DEPOIS

 

– Suco de frutas:Durante o exercício físico de resistência, o músculo utiliza seu estoque de glicogênio para ter energia. Por isso, depois da atividade, as células musculares ficam mais permeáveis para captar a glicose, repor esse estoque e acelerar o processo de recuperação. Então, alimentos que são fonte de energia rápida são ideais nesses momentos, e o suco de frutas é uma opção ideal. Recomenda-se que eles sejam consumidos até 30 minutos depois da atividade física.

– Cereais integrais: Pães e massas integrais também são fonte de energia rápida e saudável para o corpo. Pessoas que querem emagrecer podem estender um pouco o intervalo entre o final do exercício e a alimentação em até 60 minutos, retardando o efeito da insulina no organismo, que inibe a queima de gordura.

– Carne: Os exercícios de resistência provocam microlesões no músculo, que devem ser regeneradas para que, de fato, ocorra o aumento da massa muscular. As proteínas são essenciais nesse processo, pois reinstauram a integridade da musculatura. Assim como o leite e o ovo, por exemplo, a carne, tanto vermelha quanto branca, é rica no nutriente. Dois filés de frango médios, por exemplo, são suficientes para oferecer a quantidade de proteína necessária depois da atividade física, que é de 20 gramas.

Fonte: Veja

 

Imagem: Bigstock byKarandaev

 

Leia mais

Conheça os benefícios da Batata Doce!

Os principais benefícios da batata doce são fornecer energia com carboidratos saudáveis e sem elevar muito o açúcar no sangue e por isso é uma excelente opção para quem malha e em pequenas quantidades para quem está fazendo dieta.

Além disso, outros benefícios da batata doce para a saúde podem ser:

– Ajudar a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico;

– Emagrecer pois diminuir o apetite porque é rica em fibra;

– Fortalecer o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A.

A melhor maneira de obter todos os benefícios da batata doce na dieta é de forma cozida e com casca. É necessário cuidado com a preparação devendo se evitar fritar pois a fritura vai aumentar a gordura na batata doce prejudicando a saúde.

Benefícios da batata doce na musculação

Os benefícios da batata doce para a musculação são fornecer energia para o treino, auxiliar na queima de gordura e no ganho da massa muscular porque libera a glicose no sangue de forma mais lenta.

A batata doce pode ser comida nas refeições principais como almoço e jantar nos dias em que se treina acompanhada de alimentos ricos em proteínas com pouca gordura como carne de frango ou peru, ovo ou ainda peixe. Além disso, é importante incluir sempre na refeição uma salada de legumes variados.

Fonte: Tua Saúde

 

Imagem: Bigstock byWhitefeather

 

Leia mais