Propriedades e benefícios do melão

O melão é uma fruta constituída principalmente por água, que apresenta nutrientes (vitaminas e minerais) importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de ser uma fruta hidratante, o melão possui propriedades nutricionais que salientam a importância dessa fruta na nossa alimentação.

Na lista de componentes do melão, entram muitos nutrientes que fazem bem para a saúde, com destaque para um poderoso trio de minerais.

Um deles é o cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos, além do potássio, que alivia a sensação de flacidez do corpo e o magnésio, que tem um efeito levemente laxante e é eficaz contra a prisão de ventre.

Os benefícios do melão não acabam por aí, pois ele ainda ajuda a prevenir o câncer, combate os males dos rins, ajuda na desintoxicação alimentar e ameniza sintomas da menopausa.

Na parte estética, a principal colaboração da fruta é ajudar a retardar os sinais de envelhecimento, que ficam bastante evidentes na pele e incomodam as mulheres. O melão também tem grande contribuição para o alívio da ansiedade.

Fonte: Blog Nutrição e Saúde – Folha Vitória

 

Imagem:Bigstock byY_Gayvoronskaya

 

 

Leia mais

O poder do gengibre para a saúde!

Sabe aquele gengibre que as avós mandavam comer para melhorar da gripe? Pois bem, além de afastar do resfriado, ele também pode emagrecer e deixar a pele linda e lisa, longe das temidas celulites.

Não é mentira, não! Segundo nutricionistas, esses benefícios todos estão mesmo associados ao consumo de gengibre. Mas vale ficar alerta para o jeito certo de ingeri-lo. Nunca se deve esquentá-lo. Assim que estiver exposto ao calor, já era toda a ação benéfica dele. Tem que ser consumido fresco, cru.Uma boa opção é ralar um pedaço dele e colocar na salada, ou mesmo na salada de frutas. Também é uma alternativa batê-lo com sucos.

Contudo, também é preciso cautela. Tudo tem que ter equilíbrio, quem come demais o alimento sente fortes incômodos no estomago. O indicado são dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente, o que dá por volta de 2 colheres de chá do gengibre ralado. Outra dica: coloque essa quantidade da raiz ralada em uma jarra de água e beba durante o dia inteiro.

Gengibre emagrece!

Confira os principais motivos:

– Queima toxinas – ele estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar toxina. Quando isso acontece, o sinal da saciedade vem muito mais rápido, deixando a pessoa mais satisfeita e evitando comer demais.

– Tem ação termogênica – Quanto menos toxina, a célula trabalha melhor, deixando o metabolismo acelerado e apressando a queima de calorias. Isso faz com que a pessoa perca essas medidas mais facilmente ao longo do dia.

Combate a celulite

É o grande truque para quem odeia as marquinhas pelo corpo. Ele tem ação anti-inflamatória que ajuda muito a manter a pele lisa e sem celulite. Sempre recomento um suco bacana para ajudar a fugir delas. A receita: para uma medida de água, adicionar folhas de uma couve, capim limão fresco a gosto, um punhado de Goji Berry, uma colher de semente de chia, e um pedaço de menos de 3 cm de gengibre.

Gengibre contra a gripe

Ele é um dos melhores anti-inflamatórios naturais que existem. Tem forte ação na imunidade e permite abreviar várias doenças de caráter inflamatório, além de evitar doenças cardiovasculares, diabetes e outras. Ou seja, é um grande aliado da saúde!

Outros benefícios

– Diminui gases – A sugestão da nutricionista é para que, quando abusar de comidas que estimulam a formação de gases (como o feijão), colocar gengibre na salada.

– Diminui o enjoo – Isso significa que pode ser aliado das grávidas no início da gestação, além de ajudar quem anda de navio, que pode sentir o incômodo do balanço do mar.

Fonte: Blog bolsa de Mulher

 

Imagem: Bigstock by Dionisvera

 

Leia mais

Alongamento pode ser alternativa para dias sem atividade física

Todo mundo sabe que praticar atividades físicas regularmente é fundamental para a saúde. Entretanto, nem sempre as pessoas encontram tempo para frequentar uma academia ou fazer caminhadas, por exemplo. Para quem enfrenta essa dificuldade no dia a dia, alongamentos podem ser o melhor caminho.

Os alongamentos ajudam no funcionamento do organismo e na prevenção de vários problemas relacionados à falta de movimentação, como tensão muscular, que costuma gerar tendinite, contraturas e dores de cabeça, ou mesmo o encurtamento dos músculos, cuja ocorrência pode diminuir a amplitude das articulações e facilitar o surgimento de lesões.

É possível fazer diferentes tipos de alongamento ao longo do dia. Confira:
Alongamento matinal

Para realizar essa atividade, basta acordar 10 minutos mais cedo. Antes de sair da cama, espreguice-se bem, deite-se de barriga para cima e mantenha o queixo para baixo para alongar a cervical. Puxe as duas pernas para o peito. Depois, puxe uma após a outra, de maneira alternada. Em seguida, sente-se no colchão, estenda as pernas e tente tocar os pés. Dobre uma perna, encostando-a ao peito e alterne. Depois, faça curtas elevações com as pernas esticadas e as mãos apoiadas atrás. Levante-se, encoste-se na parede e depois junte o queixo ao peito por alguns segundos, também alongando a cervical.

Logo após, relaxe o pescoço e estique a cabeça. De acordo com Nascimento, embora sejam simples, esses exercícios ativam a circulação, reduzem a tensão dos músculos, evitando dores relacionadas a rigidez da musculatura, além de auxiliar a postura e a prevenção do processo de deterioração dos músculos.
No ambiente de trabalho

Enquanto estiver sentado à mesa, recline-se e estique bem as pernas e os braços. Em seguida, levante-se e aproveite para fazer alongamentos desse tipo também em pé, antes de voltar a se sentar. Além de acabar com a preguiça, esse exercício evita encurtamentos musculares que podem levar a dores lombares, entre outros incômodos.
Durante o resto do dia

Para momentos de pausa mais longos, durante a tarde ou a noite, é indicado uma sequencia de alongamentos que pode ser feita a partir dos seguintes passos:
1 — Sentado ou em pé, junte os braços ao longo do tronco. Relaxe os ombros, mantenha a coluna reta e incline lentamente a cabeça para frente para alongar os músculos posteriores do pescoço. Enquanto isso, respire normalmente de 10 a 15 segundos.

2 — Em seguida, ainda na mesma posição, vire a cabeça para a direita ou para a esquerda (como se fosse olhar por cima dos ombros) e mantenha por 10 ou 15 segundos. Depois faça o mesmo para o lado inverso. Repita algumas vezes, até que se sinta relaxado.

3 — Ponha os braços para trás. Entrelace os dedos por atrás das costas, com as palmas das mãos para dentro, tentando elevar os braços ao máximo que conseguir, mantendo a coluna reta. Fique na mesma posição pelo mesmo tempo dos exercícios anteriores.

4 — Estenda os braços acima da cabeça e entrelace novamente os dedos. Vire as palmas das mãos para fora e mantenha pelo mesmo período.

5 — Sentado, incline o tronco para a frente também durante 15 segundos. Ao retornar faça-o vagarosamente (desenrolando a coluna) e repita novamente por algumas vezes. Não esqueça de apoiar as mãos sob as pernas para levantar.

6 — Na mesma posição, puxe o cotovelo esquerdo, com a mão direita, por trás da cabeça, como se fosse coçar as costas. Depois faça o inverso. Mantenha cada cotovelo puxado também por 15 segundos.

7 — Ainda sentado, estenda um dos braços acima da cabeça e o outro para baixo. Depois estique os dedos. Em seguida, inverta tudo. Mantenha as posições pelos mesmos 15 segundos.

Fonte: ZH Bem Estar

Imagem: Bigstock

 

Leia mais

Páscoa é na Empório Gargano!

A Páscoa chegou na Empório Gargano, são diversas opções de ovos para você comemorar essa data de maneira gostosa e saudável!

 

VENHA CONFERIR!!!

Leia mais

Limão – Conheça os benefícios desta fruta milagrosa!

Não importa a variedade (galego, cravo, taiti ou siciliano), o limão é extremamente benéfico à saúde. Nessa fruta de sabor ácido e aparência comum, escondem-se inúmeras vitaminas. A mais conhecida é a vitamina C, encontrada também em frutas como laranja, kiwi, acerola e goiaba; e ainda nos vegetais de cor verde-escura. O ácido cítrico e os bioflavonóides também podem ser encontrados no limão.

Segundo nutricionistas, o suco do limão pode ser ingerido à vontade. Não há toxicidade no consumo dele, pois o excesso de vitamina C é excretado pela urina.

Propriedades medicinais

O consumo de limão ajuda a prevenir as seguintes doenças: escorbuto (que é a falta de vitamina C no organismo) alergias, estresse, fadiga (cansaço muscular), gripe, dor de cabeça, congestão, processos lentos de cicatrização, sangue ácido, anemia, hemorróidas, sinusite, azia e acne.

A substância D-limoneno – princípio ativo presente na casca do limão – ajuda a combater a ansiedade, depressão e o câncer. Em alguns casos ajuda a dissolver cálculos renais e melhora o fluxo de sangue nas artérias.

O limão possui ainda outras propriedades: ele é adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico, clareador e redutor da oleosidade da pele e do couro cabeludo. Também ajuda no tratamento de celulites e varizes, pois ativa a circulação periférica. Muitos estudos revelam que o limão ajuda no processo de perda de peso, controle do colesterol, desintoxica o sangue e ativa o sistema imunológico.

Quantidade

Do ponto de vista de necessidades diárias de vitamina C, o recomendado para adultos são 60 mg diárias. Para se ter uma ideia, o suco de um limão grande em 400 ml de água o correspondente a 17,46 mg de vitamina C. O restante pode ser complementado com o consumo do próprio limão ou de outras fontes da vitamina como laranja, kiwi, acerola, goiaba e vegetais verdes escuros.

Na culinária

O limão perde suas propriedades nutricionais quando levado ao fogo. ‘Ele deve ser ingerido ‘in natura’, pois o calor provoca a perda da vitamina C, que se oxida. O contato do limão com o oxigênio desencadeia o processo de oxidação, portanto, o consumo deve ser imediato à manipulação.

Crianças

A partir do sexto mês de vida, o limão pode ser introduzido na alimentação em sucos e temperos. Em relação à quantidade, se for na forma de suco, deverá ser introduzida de acordo com o hábito alimentar da criança, como qualquer outro tipo de suco, uma a duas vezes ao dia.

Fonte: Yahoo! Mulher

 

Imagem: Jarin13

Leia mais

Conheça os benefícios da Alface!

A Alface é extremamente baixa no teor calórico e altamente nutritivos. Ele fornece cerca de 15 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele contém principalmente água. Além de ser rico em carboidratos, fibras e proteínas. A Alface também é uma excelente fonte de vitaminas e Minerais, tais como Vitamina A, Vitamina B, Vitamina C e Vitamina K. e os minerais como o Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio e Fósforo.

BENEFÍCIO DA ALFACE PARA SAÚDE

Alface Auxilia na Perda de Peso: A Alface é um alimento saudável quando se trata de perda de peso. A Alface contém apenas algumas calorias e é rico em muitos nutrientes. A fibra dietética ajuda a melhorar a digestão e mantém uma pessoa saciada. Fibra alimentar também ajuda na remoção de sais biliares e, assim, reduz o colesterol no organismo.

Alface Ajuda na Digestão: A Alface por ser rico em fibras dietéticas, e muito benéfica no combate da prisão de ventre e indigestão. Com os Seus alto teor de fibras alimentares podem ajudar na limpeza do trato intestinal.Além disso, A Alface Também é rica em Vitamina C, que é conhecido como um limpador natural e ajuda na eliminação de toxinas do corpo.

Alface Fortalece os Ossos: O Consumo de Alface pode ajudar a fortalecer os ossos. Pois Alface é rica em Vitamina K, que auxilia na produção de osteocalcina, que é uma proteína necessária para o tecido ósseo. Além disso, A Alface Também é rico em cálcio e fósforo, que desempenham um papel importante no aumento da densidade e força dos ossos. A osteoporose podem ser reduzido pelo seu consumo.

Benefício da Alface Para a Pele: A Alface contém antioxidantes, como beta-caroteno e vitamina C. Eles ajudam a manter a pele radiante e macia. Os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres e prevenir as rugas, sinais precoces de envelhecimento e pigmentação. A Vitamina C também ajuda na formação de colágeno, o que faz a pele parecer mais jovem. O potássio presente também melhora a circulação sanguínea proporcionando um brilho da Pele.

Benefício da Alface Para Diabéticos: A Alface é baixa no índice glicêmico. Pesquisadores descobriram que ele ajuda a desencadear a produção de insulina, que ajuda a monitorar o nível de glicose.

A Alface é benéfica para acabar com a insônia, já que contém um composto chamado letucarium. Isso ajuda a induzir o sono, assim, proporcionar o relaxamento da mente. Também conta com beta-caroteno, que é benéfico para os olhos. Ajuda a melhorar a saúde da retina e previne a degeneração macular relacionada à idade. Ela também contém ômega-3 os ácidos gordos, o que melhora a saúde dos olhos.

É rico em Ferro e, portanto, ajuda a aumentar o nível de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Pode prevenir doenças como a anemia e ajuda a neutralizar a acidez no corpo, além de ser uma delicia e combinar com todo tipo de salada!

 

Fonte e Imagem:Dicas de Saúde

Leia mais

Benefícios e propriedades do Cranberry!

Muito popular nos Estados Unidos, a cranberry têm conquistado os brasileiros. Também conhecida como oxicoco, a fruta além de ter baixo valor calórico, é rica em diversos nutrientes.

Propriedades

Com poucas calorias, a craberry é ótima benéfica para a saúde porque contem fibras, vitamina C e minerais, com manganês, magnésio, fósforo e potássio. “O destaque, contudo, são os seus compostos bioativos, as antocianinas e os flavonóides, responsáveis pelas propriedades antioxidantes”, afirma a especialista.

Benefícios

Segundo a nutróloga, a fruta tem ação quimiopreventiva contra o câncer devido a sua ação antioxidante. “Alguns estudos revelam que o cranberry inibe a proliferação de células tumorais na próstata, pulmão, útero, cólon e em casos de leucemia também”, afirma ela.

Além disso, ela atua na redução do colesterol ruim (LDL) e têm propriedade de inibir a colonização da superfície dentária por bactérias e desenvolvimento da placa dental.

O benefício mais comentado da frutinha vermelha está relacionado à prevenção de infecções no trato urinário. “A cranberry contém uma substância (proantocianidina) que pode evitar a aderência de bactérias na parede da bexiga, o que poderia ajudar a prevenir infecções urinárias. No entanto, os estudos clínicos sugerem benefícios, mas não é eficaz a todos os indivíduos que a utilizam”, afirma Cristiane.

Como consumir

Segundo a especialista, o consumo da cranberry pode in natura e por meio de bebidas prontas ou extratos. “O suco puro concentrado é muito ácido, não palatável. Por isso a indústria alimentícia desenvolveu uma mistura de suco de cranberry, que é uma mistura de suco puro concentrado, açúcar ou adoçante, água e vitamina C”, esclarece ela.

Para garantir o maior consumo de compostos bioativos da cranberry, a nutróloga sugere a ingestão da fruta seca ou congelada, já que o suco concentrado não é tolerado e a versão industrializada é diluída, o que diminui muito a quantidade dos polifenóis.

 

 

Fonte: Bolsa de Mulher

Imagem: BigStock-by: bhofack22

Leia mais

6 Motivos para fazer ginástica Funcional!

O funcional veio para revolucionar a maneira como você treina. Até pouco tempo atrás, prevaleceu a cultura de treino de força voltado para ganhar músculos e queimar calorias, deixando de lado a qualidade do movimento. A principal diferença em relação à musculação tradicional é trabalhar os músculos de forma integrada, e não isolada – porque é assim que eles são exigidos na vida real. No funcional é utilizado  os padrões fundamentais do movimento humano, como empurrar, puxar, agachar, girar e lançar. O resultado é um corpo equilibrado, forte (mas não necessariamente musculoso), pronto para enfrentar desafios e resistente a lesões. Quer saber o que mais o treinamento funcional pode fazer por você? Veja a seguir:

1. A barriga fica zerada sem sofrimento

Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral. A sacada do funcional é acionar essa musculatura em todos os exercícios, não só nos abdominais. Como no afundo, por exemplo: para evitar que o corpo oscile e o movimento perca efeito, o abdômen tem que estar ativado. Como em um movimento de rotação de tronco: contraindo a barriga, você impede que os quadris girem, o que reduziria o benefício do exercício. Resultado: barriga definida sem você perceber.

2. Você consegue músculos firmes…

O treinamento funcional trabalha com pesos livres (barras, halteres, bolas, kettlebells) e o peso do corpo (como na flexão de braço e no agachamento) para estimular o ganho de massa muscular. Pode parecer mais fácil do que usar os equipamentos de musculação, mas não é – quantas mulheres você conhece capazes de completar várias flexões de braço com perfeição? Diversos exercícios de força do funcional são familiares para quem já praticou musculação, como o agachamento, o supino e a remada. Mas também há aqueles ótimos para trabalhar a potência, como os arrancos e arremessos. A ideia principal é treinar movimentos e cadeias musculares, não músculos isolados.

3. …e enxuga gordura

Exercícios de arremesso, suspensão e agachamento recrutam vários músculos ao mesmo tempo e quanto maior a mobilização muscular, maior o gasto calórico. Uma sessão de funcional gasta aproximadamente 1 000 calorias. O programa pode ser criado com foco na perda de gordura, envolvendo treinos intervalados e circuitos intercalando exercícios resistidos (com pesos e elásticos) e estímulos aeróbicos como saltos ou deslocamento.  Os estudos mais recentes, aliás, mostram que o método mais eficiente para queimar gordura é o treino intervalado de alta intensidade. Você gasta mais calorias fazendo 20 minutos de corrida intercalando tiros em velocidade máxima e períodos de descanso do que correndo 40 minutos em ritmo moderado constante.

4. O corpo fica forte e feminino

Depois de aprimorar o condicionamento físico e restabelecer um bom padrão de movimento na atividade física e nas tarefas cotidianas, vêm os benefícios estéticos: músculos trabalhados de forma harmoniosa e muitas calorias queimadas. Se você consegue executar os exercícios com perfeição, vai treinar melhor, por mais tempo e com mais intensidade. Assim, é claro, o resultado no espelho será melhor.

5. Não há risco para o tédio

Sabendo usar os acessórios próprios para o funcional, a monotonia passa longe das aulas, porque as possibilidades de exercícios são tantas que dá para fazer um treino sempre diferente do outro e, ainda assim, exercitar o corpo inteiro com eficiência.

6. O perigo de lesão cai

Como o foco do treinamento funcional é trabalhar os músculos de forma global, o perigo de sobrecarregar uma ou outra parte do corpo e se machucar é menor. Porém, como em qualquer atividade física, o ideal é contar com a orientação de um profissional capacitado para a modalidade, se concentrar em dobro nos movimentos e respeitar os limites do seu corpo enquanto se exercita.

 

Fonte: M de Mulher

Leia mais

Conheça os benefícios da lichia!

Originária da China (que até hoje responde por 80% da produção mundial), a lichia é da mesma família da frutinha brasileira conhecida como pitomba, muito popular no Nordeste do Brasil. Melhor quando consumida fresca, ela também pode ser encontrada desidratada, em conserva, em forma de polpa, compota e licor.

Com propriedades antioxidantes e rica em vitaminas e micronutrientes, os benefícios da lichia são impressionantes, tanto que é amplamente usada na medicina tradicional chinesa. Confira e se delicie com a frutinha, que costuma estar presente nas prateleiras entre agosto e março.

A lichia é uma poderosa aliada na perda de peso. O superpoder desta frutinha de baixa caloria (cada lichia ter cerca de 7 calorias apenas) atende pelo nome de cianidina. A substância, que é responsável também pela cor rosada da casca, é um pontente auxiliar no emagrecimento, pois potencializa em 15% a queima de gordura pelo corpo.

Detalhe importante: nunca deixe suas lichias expostas ao sol, calor ou a luz excessiva, o que pode enfraquecer a cianidina

Rica em vitaminas hidrosolúveis e em especial vitamina C e potássio, é um alimento essencial para quem pratica esportes: evita e combate as câimbra, armazena proteínas musculares e promove a regeneração e fortalece os ossos, além de ser importante para a recuperação do corpo após o exercício.

Outra excelente notícia a favor da lichia é que a frutinha previne o câncer e crescimento de células cancerígenas, sendo uma aliada no combate de diversos tipos de câncer, em especial o câncer de mama devido a presença dos flavonóides presentes na polpa.

A lichia ajuda tanto no combate quanto na prevenção da doença, ou seja, mais um motivo para entrar no cardápio da família toda! Coma ao natural, em forma de suco, no café da manhã com granola e iogurte, na salada e na sobremesa. Ótimos benefícios da lichia e mais um poderoso aliado da saúde.

 

Fonte e Imagem: Bolsa de Mulher

Leia mais

Fibras são essenciais em uma alimentação saudável!

As fibras são um tipo de carboidrato que não é digerido pelo corpo humano. Elas são encontradas em grãos, verduras, legumes, feijões, frutas e em produtos derivados desses alimentos, como cereais matinais e pães integrais.

Colaboram para o bom funcionamento intestinal e, consequentemente, para a prevenção de câncer de intestino. Há dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis.

As fibras solúveis estão presentes principalmente em feijões, algas e na aveia. São elas que, no intestino, absorvem a água e formam um tipo de gel que retarda a absorção de carboidratos e de certas gorduras, colaborando para o controle da glicemia e do colesterol sanguíneo.

Já as fibras insolúveis se encontram nas cascas de legumes e frutas, nos grãos e em produtos integrais. Elas são importantes para estimular o funcionamento do intestino e a sensação de saciedade, facilitando a manutenção de um peso saudável.

Para aumentar o consumo de fibras na sua alimentação, invista em biscoitos integrais, frutas com casca e frutas secas, como opção de lanche entre as refeições.

Capriche também na salada do almoço e enriqueça o sanduíche do jantar, acrescentando legumes e verduras. Outra observação importante é: quando aumentar o consumo de fibras, aumente o consumo de água para melhorar o funcionamento do intestino.

 

Fonte: Planeta Sercomtel

Imagem: BigStock-by: ahturner

Leia mais