Perguntas e respostas sobre a D-Ribose

1) O que é Ribose?

Ribose é uma molécula simples de carboidrato encontrada em todas as células do corpo humano. D-Ribose é essencial para a contínua produção de ATP, que é a molécula que dá aos nossos músculos e coração, a energia necessária para o seu funcionamento. Pesquisas revelaram que a suplementação de Ribose é uma forma eficaz de aumentar os níveis de energia (ATP) juntamente com as células musculares, melhorar a performance muscular e ajudar na recuperação após exercícios intensos.

2) Por que eu deveria usar Ribose?

Como é a meta de todos os suplementos de topo, tais como HMB, L-Glutamina e Creatina, Ribose é usada como tentativa de aumento da força, auxiliar no ganho e aumento de músculos e prevenir a ruptura de tecidos musculares, que ocorre devido a árduos exercícios. Com suplementação de Ribose, um atleta pode aumentar os níveis de ATP nos músculos e, conseqüentemente, produzir mais energia durante curtas, mas intensas “explosões” de exercícios, tais como exercícios de peso e corridas de velocidade (que necessitam de uma certa “explosão muscular”). Todos os músculos do corpo dependem de uma constante reposição de ATP para obter a energia que eles necessitam, de acordo com cada função a ser desempenhada. Quando depositamos boas demandas de energia no nosso coração ou no esqueleto muscular durante intensos exercícios físicos, nossos músculos ficam necessitados de oxigênio devido à diminuição do fluxo sanguíneo.

Esta necessidade de oxigênio inicia uma drástica diminuição dos níveis de ATP/energia. Estudos mostraram que as reservas de ATP podem decrescer de 60% a 70% durante exercícios exaustivos e podem levar mais de 72 horas para serem adequadamente repostas. Durante este período de recuperação, a força muscular e a resistência podem ser exageradamente decrescidas. D-Ribose foi apresentada para auxiliar no tempo de reposição de ATP, fazendo com que a recuperação passe de 72 horas para apenas 12 horas!

D-Ribose é eficientemente absorvida com 95% do que você consome e repassada na corrente sanguínea. A D-Ribose não afeta o coração nem a pressão sanguínea e deve ser tomada aproximadamente 1 hora antes do exercício e imediatamente após o mesmo. Além disso, a D-Ribose, se tomada juntamente com a Creatina Monoidratada, tem um efeito sinérgico na força, resistência e recuperação muscular. Desta forma, o atleta adquire uma de suas mais potentes armas. Finalmente, a D-Ribose, quando tomada, dá uma súbita sacudida de energia e, desta forma, funcionará como um suplemento “pré-bons resultados”. DRibose30

3) Que pesquisas foram feitas na Ribose?

As quantidades de estudos feitos com a Ribose são tantas que não podem ser listados. Ela vem sendo estudada desde os anos 1950 e seus efeitos benéficos são conhecidos há mais de 40 anos, mas seu alto custo de manufaturamento a tornou inviável à maioria. Hoje em dia, com o aumento da tecnologia na manufatura, Ribose se tornou acessível o suficiente para qualquer um usá-la.

4) Qual a quantidade de Ribose a ser tomada?

Enquanto não existe um guia definitivo da quantidade de Ribose que deve ser tomada, a maioria dos experts acreditam que grandes quantidades deveriam ser tomadas como uma fase de saturação, durante a primeira semana de suplementação, pois é quando o corpo está mais receptivo. Para esta fase de saturação, 3g tomadas 3 a 4 vezes por dia seriam suficientes. Então, uma vez que os músculos já estão saturados com a Ribose, parte-se para uma fase de manutenção. Esta fase deve ser administrada com 2,2 g por dia. No entanto, 1 a 2,2 g tomadas após cada hora de exercício podem melhorar o desempenho físico.

5) Quais são os efeitos colaterais da Ribose?

Até agora, nenhum efeito colateral foi observado com o uso da Ribose. Ribose é um nutriente natural produzido pelo corpo e é seguro.

Leia mais

Receita de Bolo de Cacau funcional

Ingredientes:

2 ovos
½ xícara (chá) de farinha de arroz integral
½ xícara (chá) de polvilho doce
½ xícara (chá) de farinha de coco
¼ xícara (chá) de açúcar de coco
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de alfarroba
70 ml de leite de amêndoas
Coco ralado a gosto
Canela a gosto
Pedaços de chocolate (85% cacau) sem lactose
Óleo de coco (para untar)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes na batedeira – exceto às claras, bata elas em neve e adicione delicadamente por último.

Depois, despeje em uma forma untada com óleo de coco e farinha de coco.

Distribua coco ralado e os pedaços de chocolate pela massa. Asse em forno pré-aquecido por 30 minutos. Sirva quente.

bolo de cacau

Leia mais

8 benefícios da quinoa para a saúde

Desde que desembarcou no Brasil, a quinoa vem conquistando mais espaço em restaurantes e lojas de produtos naturais.

Pesquisas recentes apontam que as fibras e a saponina, substância detergente que recobre a quinoa, poderiam reduzir os níveis de colesterol produzido pelo fígado. Incluí-la no cardápio seria também uma maneira de combater a obesidade.

 

Veja 8 benefícios da quinoa para a saúde.

1) Cheia de proteínas, ótima para os músculos

Para entender as quantidades, cada 100g de quinoa possui 12g de proteínas, quantidade superior a encontrada na soja, no trigo, no arroz e na aveia, mas inferior a encontrada na chia.

2) Afasta doenças cardiovasculares

Após 30 dias apenas de ingestão da quinoa em forma de barra de cereal já é possível notar uma redução do colesterol total e triglicérides, tendo impacto positivo no coração.

3) Mais ferro que o feijão

A quinoa é um dos grãos que tem maior teor de ferro (10,9g por 100g de quinoa), perdendo apenas para o amaranto (17,4g por 100g), mas com vantagem de ser bem menos calórico.

4) Protetora dos ossos

A quinoa é uma aliada no combate à doenças como osteoporose

5) Dá uma força na dieta

Por ser uma boa fonte de fibras, a quinoa estimula a mastigação e diminui o esvaziamento gástrico, ajudando na saciedade.

6) Vitaminas para o cérebro

O grão se destaca por ser uma fonte importante das vitaminas do complexo B, mais especificamente as vitaminas B1, B2, B3 e B6. Elas são parte essencial para o bom funcionamento do nossos sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios.

7) Reforço para a imunidade

Importante para o fortalecimento do sistema imunológico e melhor cicatrização, o zinco é outro nutriente abundante na quinoa.

8) Indicada para celíacos

Por não conter glúten, a quinoa pode ser consumida sem problemas pelos portadores de doença celíaca, podendo inclusive substituir a farinha de trigo em receitas como pães, massas e bolos.

quinoa_16235_34547

 

Leia mais